PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Nossa proposta pedagógica propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.
Sendo assim, a aprendizagem ocorre por meio de construção de conceitos e não somente pela memorização e repetição. Com isso o aluno desenvolve o senso crítico, iniciativa, criatividade e amplia sua visão de mundo.
As situações de aprendizagem são sempre significativas, através de aulas dinâmicas, saídas de estudo do meio e projetos envolventes, assim, o professor garante a participação do aluno e aprofundamento dos conteúdos ensinados.
Os livros utilizados são instrumento didático importante e se pautam na mesma proposta pedagógica da escola. Seus autores são reconhecidos nacional e internacionalmente. O uso do livro faz com que os professores estejam sempre atualizados e atuantes com sua prática.
ESTRUTURA PEDAGÓGICA
Nossa equipe de professores, coordenadores e auxiliares são altamente capacitados, com formação nas melhores universidades da região, há vários anos integram a nossa equipe pedagógica, possuindo grande prática educacional na proposta pedagógica da escola.
Além da equipe docente, os alunos e pais contam com apoio da Coordenação de Curso, Psicólogo Escolar e Direção Pedagógica, que orientam e acompanham os professores no desenvolvimento de projetos inovadores, na análise das atividades e estratégias de ensino e na orientação sobre os alunos com dificuldades específicas na disciplina.
O resultado são alunos que constroem seu conhecimento com acompanhamento, interatividade, afetividade e a garantia de qualidade de ensino, desenvolvendo assim, seu interesse pelo conteúdo em estudo.
6º ano – criança que tem ou completará 11 anos até 31/03 do ano vigente.
7º ano – criança que tem ou completará 12 anos até 31/03 do ano vigente.
8º ano – criança que tem ou completará 13 anos até 31/03 do ano vigente.
9º ano – criança que tem ou completará 14 anos até 31/03 do ano vigente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pelo professor, através da observação e análise das produções escolares dos alunos, ao longo de cada trimestre, utilizando diversos instrumentos (escritos, orais, artísticos, individuais ou coletivos, etc). A avaliação pauta-se nos objetivos previstos nos planos de ensino de cada disciplina e busca utilizar ferramentas que interpretam globalmente as aprendizagens dos nossos alunos. Além disso, nosso processo de avaliação é processual, sendo observadas as diversas etapas de aprendizagem.
O repertório de instrumentos de avaliação caminham sempre junto com as estratégias de ensino – apresentações, vídeos, produções textuais, atividades em grupo e provas previamente agendadas pelos professores. Após a realização das avaliações, os professores fazem uma análise completa sobre as aprendizagens dos alunos, transformando-as em conceitos (A, B, C, D e E).
Avaliações Substitutivas: Os alunos que não realizarem as provas por questões médicas, tem o direito de uma prova substitutiva, agendada previamente pela coordenação.
Processo de Recuperação: A recuperação é realizada durante o trimestre e os alunos que não atingirem os objetivos previstos serão submetidos ao nosso processo de recuperação, composto por dois instrumentos:
Recuperação Contínua: os professores retomam os objetivos não atingidos pelos alunos, propondo outros caminhos de aprendizagem, e aplicando uma prova no período da tarde.
Recuperação Paralela: os alunos que não atingirem os objetivos na recuperação contínua farão uma ou mais aulas no período da tarde e terão direito a uma outra prova, sempre versando os objetivos não atingidos.
Dessa forma, a recuperação, seja ela contínua ou paralela, tem por objetivo oferecer ao aluno que precisou de um tempo maior para elaborar suas aprendizagens, que teve alguma dificuldade específica ou que tem uma dificuldade real, outra oportunidade para se encontrar com o conteúdo trabalhado, porém numa nova perspectiva.
CURRÍCULO
As disciplinas que com compõem nosso currículo são distribuídas da seguinte forma:
Número de Aulas por Série
| Matemática | Português | História | Geografia | Artes | Inglês | Educação Física | Convivência Social | Ciências | |
| 6° ano | 5 | 6 | 3 | 3 | 2 | 5 | 2 | 2 | 4 |
| 7° ano | 5 | 6 | 3 | 3 | 2 | 5 | 2 | 2 | 4 |
| 8° ano | 6 | 6 | 3 | 3 | 1 | 5 | 2 | 2 | 4 |
| 9° ano | 6 | 6 | 3 | 3 | 1 | 5 | 2 | 2 | 4 |
As aulas de Inglês são divididas entre três aulas no período da manhã e duas aulas no período da tarde sendo ministradas pela escola de idiomas Red Balloon.
Convivência Social
Valorizando a formação integral de nossos alunos, também propomos as aulas de Convivência Social, apresentando temas adequados às necessidades de cada faixa etária. Entre os temas abordados destacamos as mudanças ocorridas na adolescência, a orientação de estudos, as relações entre os adolescentes e a prevenção ao uso de drogas.
Uma das estratégias formativas utilizadas nas aulas de Convivência Social são as assembleias.
As assembleias são momentos organizados para que os alunos possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes, para melhorar a convivência escolar. Além de ser um espaço para a elaboração e reelaboração constante das regras que regulam a convivência escolar, as assembleias propiciam momentos para o diálogo, a negociação e o encaminhamento de soluções dos conflitos cotidianos. Dessa maneira, contribuem para a construção de capacidades sócio morais essenciais ao processo de construção de valores e atitudes éticas.
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
As aulas de tecnologia são integradas ao projeto pedagógico e tem currículo específico para cada série. Além dos projetos, o colégio utiliza a plataforma Moodle e Google for Education.
Estas plataformas (software) permitem criar ambientes virtuais de aprendizagem e são disponibilizados chats, vídeoaulas, fóruns, listas de discussões, questionários, correios eletrônicos, murais e enquetes.
O uso da inteligência artificial se faz presente no processo de ensino e aprendizagem, formando o aluno para o uso consciente e a seu favor.
Objetivos Resumidos do uso da Tecnologia em Sala de Aula
- possibilitar a prática e a interação com o aplicativo Moodle e Google Sala de Aula;
- promover atividades motivadoras ligadas aos diferentes conteúdos das disciplinas trabalhadas em cada trimestre;
- aprender em colaboração num ambiente on-line;
- possibilitar um maior conhecimento entre alunos e educadores envolvidos no projeto.
- aprimorar a aprendizagem através do uso da inteligência artificial
InovMaker
Os alunos do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de participar de um grupo no período da tarde que trabalha com inovação, cultura maker, programação, robótica e trabalho em equipe. Eles participam de desafios externos, como os promovidos pela UNICAMP e pela ONU, onde são incentivados a resolver problemas e apresentar soluções criativas.
PROJETOS, SAÍDAS DE ESTUDOS E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS
Geralmente realizados de forma interdisciplinar, conectando os saberes de diversas áreas do conhecimento e procurando trabalhar temas fundamentais para a formação dos nossos alunos.
Nossas saídas de estudo sempre estão bem integradas com as propostas de sala de aula, procurando proporcionar referências científicas e culturais.


