Nossa proposta pedagógica possibilita ao aluno participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa individual e em grupo, o estímulo à dúvida e ao desenvolvimento do raciocínio.
Sendo assim, a aprendizagem ocorre por meio de construção de conceitos e não somente pela memorização e repetição.
Com isso o aluno desenvolve o senso crítico, iniciativa, criatividade e amplia sua visão de mundo.
As situações de aprendizagem são sempre significativas, através de aulas dinâmicas, saídas de estudo do meio e projetos envolventes, garantindo a participação do aluno e o aprofundamento dos conteúdos ensinados.
Os livros utilizados são instrumentos didáticos importantes e se pautam na mesma proposta pedagógica do colégio.
1. As relações entre todos os indivíduos de nossa comunidade escolar devem pautar-se na ética e no respeito.
2. A cooperação deve estar presente em todas as situações escolares.
3. Cada indivíduo de nossa comunidade escolar é responsável pelo cumprimento dos combinados estabelecidos em grupo, comprometendo-se assim, com a valorização da instituição.
4. A criticidade deve ser promovida em todas as situações escolares, visando formar um sujeito social ativo e autônomo.
5. O diálogo deve pautar todas as relações em nossa comunidade escolar.
6. O cuidado com o ambiente escolar, preservando a natureza e os espaços de convívio social, deve ser promovido a cada dia.
7. O respeito às diferenças deve ser garantido em nossa comunidade escolar.
8. Os valores humanos como: respeito, solidariedade, compromisso, responsabilidade, generosidade, lealdade, verdade, devem ser construídos diariamente.
9. O conhecimento deve ser construído por meio de ações pedagógicas intencionalmente planejadas para atingir os objetivos propostos pela escola.
A Assistente Educacional tem a função de apoiar o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, atendendo os alunos que necessitam de alguma orientação individual, auxiliando o professor na execução das atividades pedagógicas, acompanhando os alunos nos momentos de parque e intervalo e auxiliando na preparação de materiais pedagógicos.
“Avaliar não é apenas constatar, mas sobretudo analisar, interpretar, tomar decisões e reorganizar o ensino.” ( Jansen F. Silva)
A avaliação é entendida nesta proposta como parte integrante e intrínseca do processo educacional. Ela deverá ser processual e estar relacionada com as atividades realizadas em aula. Os resultados obtidos pelos alunos serão parâmetros de verificação de suas aprendizagens e para o professor indicarão possíveis ajustes necessários à sua prática pedagógica.
Critérios de Avaliação
– A avaliação deve ser entendida como um conjunto de ações com a função de ajustar as intervenções pedagógicas ao processo de ensino aprendizagem.
– A avaliação deve ser o elo de ligação entre a atuação do professor e a aprendizagem do aluno.
– A avaliação deve ter um caráter exclusivamente de formação de indivíduos autoconfiantes e conscientes de desenvolvimento, orientando a ação pedagógica e não se limitando aos julgamentos de fracassos e sucessos.
– O resultado da avaliação deverá ser analisado com o aluno e indicará as orientações necessárias para que ele possa reorganizar seus estudos.
Promover o interesse pela leitura e pesquisa são objetivos imprescindíveis do colégio.
Cada sala de aula conta com uma biblioteca de classe com títulos diversos, gibis em português, inglês e espanhol.
A Biblioteca da escola é visitada semanalmente por todas as turmas, acompanhadas de seus professores para retiradas de livros, atividades de leitura, análise de obras, hora da história entre outras atividades.
A proposta pedagógica da tecnologia está organizada em um currículo que atende aos alunos do Grupo 3 ao 9º ano, sendo que cada série possui sua programação específica com objetivos adequados a cada faixa etária.
As aulas de tecnologia são desenvolvidas pelos professores da classe, sob a orientação da Coordenação de Tecnologia, sempre integrando o conteúdo de tecnologia com os estudos de sala de aula.
A avaliação se dá por meio da observação e registros do professor e por atividades realizadas pelos alunos.